FacebookTwitterYoutube
Receba informativos sobre os cursos e publicações:
Cadastre-se
 
Camuflados e ópticos: workshop de criação de estampas

(11) 2537-3804

atendimento
segunda a sexta das 9h as 17h

Programas / CURSOS E EVENTOS

Camuflados e ópticos: workshop de criação de estampas

Carga Horária: 8h/aula (curso em 1 dia)

Dia(s) da Semana: sábado

Horário: das 9 às 13h e das 14 às 18h

Local: Universo da Cor

Cidade / Estado: São Paulo / SP

Valor: R$ 560,00

Pagamento: Assim que o curso é programado para uma data, oferecemos até 10% de desconto p/ matrículas antecipadas.  Para ser avisado sobre a próxima data e ter acesso aos descontos, inscreva-se no programa deste curso, clicando em "inscreva-se aqui".

IMPORTANTE: Para realizar a sua inscrição neste curso clique no botão "inscreva-se aqui" e conclua seu cadastro. Você receberá por e-mail as instruções necessárias para ralizar a matrícula e garantir a sua vaga.  

   Proposta do workshop

Público alvo: profissionais da moda, estilistas, designers têxteis, artistas, decoradores, arquitetos e interessados em estamparia, design de superfícies, e processo de criação manual.

Aplicação: design de padrões camuflados e ópticos para aplicação em superfícies e produtos diversos.

Objetivo:

Estampas com padrões camuflados, como a camuflagem militar em suas diversas proporções, ou aquelas que reproduzem peles de animais - atualmente chamadas de animal print -, como zebras e oncinhas, nunca saem de moda.

Mas ser original e criativo na elaboração de padrões camuflados e ópticos constitui um diferencial que poucos designers de superfície apresentam.

Neste workshop, conduzido por Celso Lima, pesquisador de técnicas de padronagem e professor de criação de estampas nos cursos regulares do SESC-SP, o participante terá a oportunidade de compreender a natureza dos padrões camuflados e ópticos, através de uma abordagem não convencional e da atividade prática criativa, sem recorrer a softwares gráficos.

O curso inicia-se com a conceituação deste tipo de padrão, por meio de referências visuais e exemplos, que mostram a abrangência das fontes de inspiração e dos processos criativos.

Em seguida, o aluno é levado à atividade prática, surpreendendo-se com os resultados que podem ser obtidos através do desenho a lápis sobre papel e das possibilidades de criar uma estampa corrida, de padrão mimético contínuo em rapport circular, necessitando apenas de esquadros, compassos e referências de texturas.

A proposta é ampliar a visão do participante sobre o que pode ser considerado um padrão camuflado ou óptico, instrumentando-o para explorar com mais originalidade esse tipo de padronagem, seja para fins profissionais ou artísticos.

Leia mais sobre padrões camuflados e ópticos (matéria ilustrada no Blog do Universo da Cor): Animal print e padrões ópticos na estamparia

   Programa / tópicos abordados

1 – O que configura um padrão camuflado e óptico?

2 – Referências

3 – Passos para a criação da estampa

4 – Possibilidades de rapport manual

5 – Efeitos ópticos: expansão e profundidade

   Material didático

Lápis de cor serão fornecidos para a elaboração das estampas e exercícios durante o curso.

   Material que o aluno deve trazer

1 bloco de papel sulfite tamanho A2 para desenho (folha branca);

1 tesoura grande, compasso e esquadros;

Lápis grafiti, borracha e lápis de cor para desenho.

Aqueles que tiverem referências de padrões ou desenhos prévios de estudos de camuflados e ópticos poderão trazê-los, para análise durante o curso.

   Professor(a)

Celso Lima

Começa sua carreira artística como ilustrador para revistas (Veja, IstoÉ, Placar) e jornais (O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo).
A partir de 1991, inicia pesquisa sobre fibras naturais e pigmentos têxteis.
Estuda técnicas de estamparia que são passadas por gerações pela tradição oral em diferentes culturas.
Atua como multiplicador dessas técnicas históricas de tingimento.
É professor de diversos cursos regulares do SESC-SP sobre criação e produção de estampas para padronagem, block printed, estamparia africana e técnicas orientais de tinturaria.
Convidado para integrar a comissão julgadora do Prêmio Estampa Brasil Renner.

Voltar
Compartilhe: FaceBook Twitter E-mail

Informações | info@universodacor.com.br

© 2017 - Todos os direitos reservados.